Uma das ‘receitas’ mais conhecidas para quem quer ficar barbudo ou cabeludo mais rápido é raspar os fios. Mas será mesmo que raspar o cabelo ou a barba faz os fios nascerem mais grossos e mais fortes?

Vamos lá que vamos revelar se essa ‘receita’ é verdadeira ou falsa.

Para começar precisamos lembrar da anatomia do fio. Ele é mais grosso na base e vai ficando mais fino ao se aproximar da ponta.

Portanto, ao raspar o fio é cortado de forma reta na base, que é mais grossa

Por esta razão temos sensação de que a barba ou o cabelo está mais grosso ou com mais volume. Mas isso não passa de uma impressão. Em poucos dias, os fios começam a crescer e as pontas voltam a ganhar a anatomia original, com base grossa e pontas finas.

Portanto isso é apenas um mito. Aliás, é um mito muito antigo.

TESTE
Tanto que há quase cem anos, em 1928, uma antropóloga chamada Mildred Trotter fez um experimento científico para verificar se raspar os pelos da barba faz diferença no resultado final. Por vários meses, metade da barba de soldados era raspada com navalha, enquanto a outra metade continuava a crescer normalmente. 

Depois de algum tempo, a antropóloga deixou o outro lado da barba dos soldados crescer também. Como já se esperava,  nenhuma alteração aconteceu.

Assim como esse, outros cientistas e médicos ao longo dos anos fizeram experimentos e em todos eles a conclusão foi a mesma: raspar não engrossa os fios, não fortalece e também não faz nascer mais rápido.

BELEZA, MAS ONDE SURGIU ESSE MITO?
A explicação mais lógica está nos adolescentes. Nesta fase os hormônios estão a todo vapor e os pelos faciais estão em fase de crescimento. Então, quando o adolescente raspa a barba, os fios começam a crescer com  mais volume. No entanto o surgimento de mais fios não tem relação com raspar, mas sim com os hormônios. Raspando ou não o volume de fios seria o mesmo.

Na fase adulta, o ritmo de surgimento de novos fios e o ritmo de crescimento tende a se estabilizar.

DO NASCIMENTO À QUEDA
De modo geral, os fios, tanto da barba como do cabelo passam por quatro fases

  • Crescimento (anágena): quando ele começa a crescer a partir da raiz sob a pele;
  • Regressão (catágena): quando a produção do fio para, e ele vai ficando mais superficial;
  • Repouso (telógena): quando o corpo começa a preparar o fio para cair e outro começa a nascer embaixo;
  • Queda (exógena): quando o fio velho cai e é substituído.

Porém para manter esse equilíbrio e evitar que os fios fiquem fracos de caem antes do tempo é preciso manter uma rotina que preze pela saúde. Seguindo essas dicas os fios  vão crescer mais rápidos, fortes e saudáveis.

1- Tenha uma rotina que inclua atividade física, dieta balanceada e uma boa rotina de sono. Uma das vitaminas mais importantes para os fios é a biotina e ela está presente em castanhas, peixes, ovos e verduras verde-escuro. Os exercícios e a rotina de sono vão potencializar a ação desses nutrientes, incluindo a biotina.

2- Cuide da pele, mantendo-a limpa e hidratada. Imagine que a pele seja a terra do jardim e os fios, as plantas. A terra bem adubada e tratada terá plantas mais bonitas. Ou seja, procure usar shampoo esfoliante próprio para o rosto e produtos como balm hidratante e óleo para barba. Esses produtos geralmente contam  com vitaminas que funcionam como adubo para o jardim.

3- Nem sempre conseguimos consumir a quantidade ideal de nutrientes para fortalecer os fios. Nesse caso, uma dica é usar um tônico de crescimento. O tônico da You Man, o Growth Factor é feito de ativos naturais como babosa e seiva de bambu, que são ricos em nutrientes e o melhor, não resseca os fios e não causa irritação como alguns medicamentos a base de minoxidil.