Me diz aí: Você mantém o grooming em sua rotina? Ficou sem entender?

Deixa que eu explico. Até mesmo porque “O que é Grooming?” é uma das perguntas mais recorrentes aqui na You Man. O motivo dessa indagação constante é que a marca leva essa palavra no nome: You Man Grooming.

Então vamos lá: Grooming é um termo gringo que não tem tradução ao pé da letra, mas que significa ter uma rotina de cuidados com a aparência. 

Aqui no Brasil, como não existe um termo específico para isso, nós acabamos adotando outras expressões como se cuidar, se arrumar, se preparar. Tudo isso é grooming. Ou seja, todos nós, em maior ou menor grau, mantemos uma rotina de grooming no dia a dia.

Nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países da Europa é muito comum ao ir em supermercados ou loja de cosméticos encontrar uma seção chamada “Mens Grooming”, assim como existem seções de alimentos, limpeza e horti-fruti por exemplo. Ou seja, é uma indicação de que ali naquela seção você vai encontrar produtos de beleza e de cuidados pessoais para o homem.

Apesar de ser um termo gringo, essa expressão está se tornando cada vez mais comum aqui no Brasil. Muitos especialistas em moda e estilo e até empresas, como a própria You Man, já adotam esse termo ao se referir sobre cuidados com a aparência masculina.

Mas e aquele líquido que os barbeiros usam quando cortam o cabelo?

É muito comum ver nas bancadas de barbearias um produto líquido que também leva o nome de “grooming”. Esse produto é um modelador líquido, com uma fixação leve e que deixa o cabelo com um aspecto bem natural. É muito prático para o dia a dia dos barbeiros. 

No Brasil, esse produto acabou também sendo chamado de grooming por um fato bem curioso. Antigamente, muitos produtos usados nas barbearias vinham de outros países e na época os barbeiros e revendedores não tinham um nome e não sabiam como definir esse produto líquido que modelava o cabelo. Até então o gel era o produto mais comum para esse objetivo.

Por serem importados, havia no rótulo o termo “grooming”, que é uma expressão usual nos países de origem. Como os brasileiros não sabiam o que isso significava, acabou sendo usado esse nome para para definir o produto.