O cabelo está totalmente ligado à autoimagem e autoestima dos homens. Preocupados com a possibilidade de o cabelo ficar ralo, diminuir de volume ou desaparecer completamente, muitos homens têm recorrido ao uso indiscriminado do Minoxidil, medicamento vasodilatador que tem eficácia comprovada no crescimento capilar.

No entanto, na busca por uma solução rápida, muitos tomam o fármaco sem prescrição médica, com dosagens inadequadas, baseados na opinião de amigos e familiares e até em uma simples pesquisa na internet. Em versões oral e tópica, o fármaco é utilizado na prática clínica dermatológica há mais de três décadas e seus efeitos são bastante populares, mas, dada as características de sua fórmula, ele só deve ser utilizado sob prescrição médica.

A automedicação do Minoxidil é uma prática arriscada. Apesar da droga ser comprada facilmente em farmácias sem a necessidade de receita médica, ela, com administração e excesso de dosagem, pode causar intoxicação, efeitos colaterais e levar a graves consequências. Além disso, o fármaco pode alterar ou reduzir os efeitos de outros medicamentos.

Por meio de um comunicado divulgado em setembro de 2022, a Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri) contraindicou o uso do Minoxidil oral para tratar calvície. Segundo a entidade, o medicamento ainda pode causar reações graves como problemas no coração. Os efeitos colaterais podem incluir hipertricose, que é o excesso de pelos em algumas partes do corpo, taquicardia e alteração do eletrocardiograma. A Sociedade Brasileira de Dermatologia também defende a prescrição criteriosa.

Alternativa saudável
A boa notícia é que a queda de cabelo, problema que atinge milhões de brasileiros, pode ser tratada com métodos não agressivos. Uma dica importante é ficar atento aos sinais e consultar um dermatologista assim que necessário.

Outra prática positiva e simples é o uso de tônicos capilares, que são capazes de estimular a zona de crescimento capilar e favorecer a sua resistência. Alguns produtos agem diretamente no couro cabeludo para fortalecer a raiz, deixando-a resistente e saudável para prevenir e combater a queda dos fios. Além disso, os óleos essenciais, como o de alecrim, são poderosos aliados para combater a queda capilar e estimular o crescimento dos fios.

Para atender aos clientes mais exigentes e que buscam o fortalecimento dos fios, a You Man elaborou um tônico exclusivo para o crescimento do cabelo e da barba. Trata-se do Growth Factor, cuja fórmula tem poderosos ativos naturais, é testada dermatologicamente e é aprovada pela Anvisa. O tônico, indicado para uso contínuo, reverte a atrofia folicular (aqueles folículos que existem, mas não afloraram) e acelera o crescimento e fortalecimento do cabelo e da barba.

Entre os principais ativos que promovem os benefícios do Growth Factor estão a seiva de bambu, extratos concentrados de aloe vera e babosa, que são ricos em vitaminas A e C, além, de ginseng e cafeína e biotina, que estimulam o crescimento e fortalecimento dos fios.

E a aplicação do tônico da You Man é bem simples. Com movimentos leves, basta aplicar o Growth Factor duas vezes ao dia, com preferência no início da manhã e antes de dormir. Não é necessário lavar os cabelos ou barba antes de usar. O resultado pode ser visto após dois meses de uso diário. Para aprimorar o resultado da barba, é recomendado o uso de esfoliante, que faz uma limpeza profunda, retira as células mortas e aumenta a absorção do tônico.