A moda sempre se recicla. O que fez sucesso nos anos 40, 50, 60, é possível ver novamente de forma reestilizada. Mas agora, por essa ninguém esperava. Os mullets, aquele corte com o cabelo esquisitão, com os fios mais longos na altura da nuca, parece estar de volta. 

Sim, nos anos de 1980 esse corte foi febre. Duplas sertanejas, astros do rock, atores. Todo mundo tinha seu mullet. E não era apenas para quem tinha o cabelo liso não. Lionel Richie, por exemplo, astro da Soul,  tinha um Mullet icônico com seu cabelo crespo. 


Agora, o retorno promete ser de forma repaginada. Nos EUA e na Europa, essa moda já está bem presente nas ruas. No Brasil ainda está começando a dar as caras.

Prova disso é que no TikTok, um dos principais medidores de tendências na internet atualmente, a hashtag #mullet possui 830 milhões de visualizações.

Outro termômetro é o Google. As buscas pelo termo “how to cut a mullet” (“como fazer mullets”, em português), apresentou crescimento de 124% no Google. junto ao aumento de 632% pela procura de “how to cut a men’s hair”, (“como cortar o cabelo de homens”).

Levando em consideração apenas as buscas no Brasil, o termo “mullet” apresentou crescimento de 110% nos últimos 90 dias — com destaque para o Distrito Federal e quatro estados: Acre, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro..


Mas o que motivou a volta dos Mullets?

Cara, ninguém tem a explicação exata. Afinal de contas, nem sempre é possível descobrir a origem de certos estilos.

Um dos motivos pode ter sido a quarentena. Isso mesmo! Com as barbearias e salões fechados, as próprias pessoas tentavam fazer os cortes de cabelo.  Como é praticamente difícil fazer o auto-corte de cabelo na parte de trás, os fios na altura da nuca ficam mais longos e as laterais baixas, remetendo ao icônico mullett.

Outro ponto que pode ter motivado o retorno dos mullets são as séries ambientadas nos anos de 1980, como Stranger Things. Billy, um dos personagens da série, tem um mullet. Cobra Kai, a continuação do Karate Kid, também tem cenas dos anos de 1980, com diversos personagens com mullets.

Billy Hargrove, personagem da série Strager Things

Com as redes sociais e o retorno das atividades nas barbearias, esse new mullet foi se difundindo e as pessoas começaram a pedir para o barbeiro fazer esse corte.

Como surgiram os mullets?

Os primeiros a adotar esse tipo de penteado foram os Rednecks, que é um termo usado para denominar os caipiras dos EUA e Canadá. Logo, o corte caiu no gosto dos músico e daí para ser um penteado de massa foi um pulo.

Quero um mullet

Se você quer entrar nessa onda, saiba que o mullet não é um penteado fácil de manter, pois os fios são mais curtos na parte da frente e de cima da cabeça e longos e solto na parte de trás. Neste mullet reestilizado, os fios na parte da frente são mais bagunçados. Neste caso, indicamos usar uma pomada de fixação média ou forte para dar essa textura de bagunçado, mas deixar com o ar de natural

A pomada matte da You Man, a Bryce Edition, é uma ótima opção. Fácil de ser aplicada, e vai segurar o topete o dia todo.  O acabamento fosco vai dar naturalidade.

Inspire-se